Criança no armário

chave de sarahNo meio de soluços incontroláveis, percebi – tardiamente – ter escolhido o filme errado para aquele momento. De TPM, às vésperas do dia das mães, com a filhota dormindo na casa dos avós, não devia ter escolhido uma história que envolve crianças em campo de concentração, não é?

“A chave de Sarah” é um filme que eu queria assistir há um tempão e que o Netflix trouxe como recomendação para mim. Julia (a sempre fabulosa Kristin Scott-Thomas) é uma jornalista americana, radicada em Paris, a quem é dado o trabalho de escrever uma reportagem sobre a pouco falada contribuição da França ocupada com o plano de extermínio dos judeus pelos nazistas.

Um assunto incômodo e que não é fácil julgar se você não estava na pele de qualquer dos envolvidos, sejam franceses judeus, sejam franceses de outras religiões.

Em paralelo, corre a história da menina Sarah. Quando oficiais chegam em seu apartamento e dele expulsam ela e seus pais, Sarah esconde seu irmão no armário, o tranca lá e pede que espere por ela.

Em sua ingenuidade – e também na dos pais, que não sabiam direito o que vinha a seguir – Sarah não imaginava que ficaria presa no Velódromo e depois em um campo de detenção, esperando ser transferida para um campo de concentração, enquanto seu irmão a aguardava dentro do armário.

A menina não se descuida do seu objetivo: voltar a casa e abrir o armário. Seu irmão não sai de seu pensamento e isso reflete em todas suas atitudes. É angustiante e comovente.

A história não é original ou extremamente bem conduzida, mas é um filme interessante e que tem a virtude de mostrar não só que os desdobramentos de um único ato podem não ser aqueles que você previu, mas também que há feridas que nunca saram de verdade.

Anúncios

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s