“A noiva fantasma”

Uma das sensações mais deliciosas é quando eu começo a ler um livro e já nas primeiras linhas eu SEI que vou amar a história.

Foi assim com “A noiva fantasma”, de Yangsze Choo.

Quando vi a capa linda e as primeiras páginas estampadas, eu quis ter o livro por questões estéticas. O lado racional meu freou e pediu o mínimo: confirme se a história te interessa, Júlia! Sim, sim. Mistura de elementos da cultura oriental com fantasia faz meu gênero. Posso ir para o caixa, lado racional? Pode.

Li Lan é uma jovem malaia, no ano 1893. A moça é surpreendida quando seu pai – pessoa que ela adora, mas que os levou à falência – a surpreende com a indagação: “o que você acharia de ser uma noiva fantasma?'” (parênteses: não é de arrepiar os pelos a ideia de “noiva fantasma”? Eu fiquei alucinada com isso, procurando na internet..!)

Foto por Júlia A. O.

Foto por Júlia A. O.

Noiva fantasma era (ou é?) uma prática chinesa antiga, em que uma moça viva se casava com um rapaz…morto. Isso acontecia em geral para aplacar o espírito daquele que morreu sem ter se casado. Ou a família do rapaz podia querer uma companhia jovem para substituir o filho perdido, já que a mulher vai viver na casa dos pais do marido.

Não quero contar muito mais para não estragar a história, cujo desenvolvimento é bem diferente do que eu já li. Só quero dizer que a mistura de sobrenatural, com amor, vingança, suspense e amadurecimento resulta em páginas a serem saboreadas com calma e um tiquinho de medo.

2 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

