Expo Frida Kahlo e pintoras mexicanas surrealistas

frida3
Semana passada eu fui com eu marido na exposição da Frida Kahlo e pintoras mexicanas surrealistas, que está acontecendo no Instituto Tomie Othake. A exposição está muito, mas muito boa, melhor do que a que eu fui no Botanical Garden de Nova York (uhu, olha o Brasil arrasando no mundo das artes).
Particularmente, eu acho os quadros dela esteticamente feios. Não é uma visão que encha meu coração, como Monet, Beatriz Milhazes, Chagal. Eu não penduraria na minha parede a grande maioria das pinturas dela. Talvez tivesse pesadelos…
O que eu ADORO na arte da Frida é o significado de suas obras; a rebeldia da Frida ante o padrão (homem europeu x mulher latina); a personagem que ela montou com todas as suas desgraças e vontade de romper limites…
Além de que eu amo aquele visual colorido dela! As flores no cabelo, as saias e blusas adornadas com trabalhos manuais esplendorosos… Toda essa imagem para impactar, transmitir uma ideia e, ao mesmo tempo, esconder suas deformidades físicas e dores.
A vida da Frida é pontuada por muita coisa ruim, muita dor física e emocional. Justamente este tormento da alma, essa inquietação do espírito que a levou a ser essa figura internacionalmente conhecida (e que agora virou pop, com milhões de traquitanas vendidas pelas lojas mundo afora).
A mostra também conta com quadros de outras artistas, nascidas ou radicadas no México, que transitavam no grupo da Frida e que com ela compartilhavam do surrealismo como forma de expressão.
Para visitar a exposição, a melhor opção é comprar pela internet, que delimita o horário da sua entrada – e ajuda a fugir das filas.
Corram que fica somente até 10 de janeiro.

2 comentários

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s