“The book of speculation”

book of speculation

Foto por Júlia A. O.

Livros que falam sobre livros são instantaneamente atraentes para mim. Quem é viciado em ler – e ler em papel – me entenderá.

Livro é um objeto mágico. Ao te transportar para outras histórias, ele serve como amigo (e às vezes como inimigo). Ele te ensina, te faz rir, te faz chorar, te faz questionar, te faz sentir aquele quentinho no coração. Ele amplia seu repertório mesmo sem você ter vivido aquilo.

“The book of speculation”, da Erika Swyler, é um livro sobre um livro. Como esse livro une gerações e gerações. O livro é muito importante para a trama e outras horas ele quase desaparece.

Os capítulos intercalam a história de Simon e de Amos. Simon trabalha em uma biblioteca e vive na casa que era de seus pais. A casa está caindo aos pedaços, mas ele não tem dinheiro para consertá-la. Um marchand de livros desconhecido envia ao rapaz um livro que teria pertencido à avó de Simon.

Ao ler o livro, Simon começa a se preocupar cada vez mais com sua irmã, pois aparentemente existe uma maldição que recai sobre todas as mulheres da família: mesmo elas sabendo segurar o fôlego como se sereias fossem, elas morrem afogadas.

Já a história de Amos se passa no passado e é de cortar o coração. Abandonado, ele é resgatado por um circo. Primeiramente ele faz apresentações como uma criança selvagem, todo desgrenhado, aterrorizando os espectadores. Mesmo sendo mudo, a cartomante o escolhe como aprendiz e a vida do menino melhora, até uma menina, com dons de sereia, se juntar à trupe.

O engraçado é que eu fiquei muito curiosa para saber o final e li numa boa velocidade, indicativos de que eu amei uma história. Só que eu não posso dizer que eu o tenha amado.

Os elementos fantásticos são bem dosados e a tensão vai sendo construída engenhosamente. O que especialmente não me fez adorar o livro como eu deveria eu até agora não consegui identificar!

1 comentário

O que você acha? Deixe uma resposta.

