“O livro dos espelhos”

Se ler me traz enorme prazer, também é verdade que ler muito me torna menos fácil de se agradar.

Tomemos por exemplo “O livro dos espelhos”, de E. O. Chirovici.

livroespelhos

Se eu tivesse lido dez, quinze anos atrás, teria achado um suspense muito bacana, que me deixaria curiosa pelo desenrolar da história e me faria ler madrugada adentro. Só que eu o li agora, depois de conhecer muitas histórias policiais, em especial “A verdade sobre o caso Harry Quebert“, que é dos meus livros preferidos da vida e cuja trama tem várias similitudes.

“O livro dos espelhos” é narrado, em cada uma de suas três partes, por um personagem diverso, o que achei original. A verdade sobre os fatos principais não é tão clara e se tem algo que eu adoro são jogos de “esconde e revela”, para eu ir criando minhas hipóteses ao longo da leitura.

Em 1987, o professor universitário Wieder foi assassinado. O crime não foi solucionado, apesar da grande comoção que causou na mídia e na universidade. Décadas depois, o agente literário Peter Katz recebe um manuscrito, em que o antigo aluno de Wieder, Richard Flynn, relata suas lembranças da época.

Só que o manuscrito é parcial e não revela o assassino – se é isso o que Richard pretendia, já que ele morre antes de entregar a Peter o restante das páginas. Tendo em vista que tal livro poderia ser um sucesso editorial, Peter contrata um repórter para investigar o caso.

Para um(a) leitor(a) cuja lista de livros policiais lidos não seja tão extensa, eu recomendaria “O livro dos espelhos”. Ele é razoavelmente bem construído, as reviravoltas nos intrigam e deixa algumas perguntas no ar, para que nós tiremos nossas próprias conclusões (ou não!).

Já para quem já leu muita ficção policial na vida, talvez não traga tanta novidade assim…

O que você acha? Deixe uma resposta.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s